sábado, 1 de setembro de 2012

O Evangelho Segundo o Espiritismo


Nele, Allan Kardec apresenta as principais passagens da vida de Jesus e sua co-relação com os fatos que circundam nosso dia-a-dia, sempre em concordância com o ensino dos Espíritos Superiores que nos é apresentado nO Livro dos Espíritos.
Trata-se da parte moral e religiosa da Doutrina Espírita.

Kardec começa assim a introdução da obra: Podem dividir-se em cinco partes as matérias contidas nos Evangelhos: os atos comuns da vida do Cristo; os milagres; as predições; as palavras que foram tomadas pela Igreja para fundamento de seus dogmas; e o ensino moral. As quatro primeiras têm sido objeto de controvérsias; a última, porém, conservou-se constantemente inatacável. (...)
Essa parte [o ensino moral] é a que será objeto exclusivo desta obra.

O livro deixa claro que as parábolas existentes nos Evangelhos, que aos olhos humanos parecem fantasias, na verdade exprimem o mais profundo código de conduta moral de que se tem notícia. E como para "conduta moral" não existe uma fórmula, não existe um modelo matemático ou teórico que possa ser obedecido, o que precisamos é um "padrão de conduta" a ser seguido. É o que O Livro dos Espíritos nos traz em sua questão 625: Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem para lhe servir de guia e modelo?
E os Espíritos Superiores respondem: - Jesus.

Sendo assim, para os Espíritos que evoluem na Terra, Jesus é o padrão de comportamento moral ideal - e é justamente o que a obra nos apresenta com maestria!

E para encerramos o post a respeito da terceira obra da Codificação, deixamos o vídeo do orador espírita Haroldo Dutra Dias com o tema A Contribuição da obra de Chico Xavier na Compreensão do Evangelho:


No próximo post traremos a quarta obra da Codificação: O Céu e o Inferno.
O abraço de sempre. Fiquem com Deus.
E até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário