sábado, 15 de setembro de 2012

Espiritualidade como tema do Globo Repórter

Meus amigos, abrindo mais um parêntesis na apostila Doutrina Espírita para Principiantes, o post de hoje é dedicado ao programa Globo Repórter que foi ao ar na Rede Globo no dia 14/09/12.


O programa, todo ele dedicado a práticas espirituais, mostrou o relacionamento de harmonia que finalmente começa a surgir entre Ciência e Religiosidade.

O programa foi assim dividido:

1ª parte: Conheça a história de pessoas que acreditam na energia espiritual
Casos que a medicina ainda não tem como explicar. quatro histórias de cura com o mesmo remédio: os passes de Dona Isabel.
Clique AQUI.

2ª parte: Entenda como funciona a terapia pela imposição das mãos
Teria a espiritualidade alguma influência no tratamento das doenças do coração? Até agora, a medicina nada comprovou. Por isso, o Instituto do Coração, em São Paulo, resolveu investigar esse mistério.
Clique AQUI.

3ª parte: Saiba o que acontece nas cerimônias fechadas do candomblé
O tratamento espiritual do candomblé tem o poder de renovar a auto-estima e afastar as energias negativas de quem procura ajuda nos terreiros.
Clique AQUI.

4ª parte: Meditação ajuda mulheres na luta contra o desequilíbrio hormonal
Quando os pesquisadores da UNIFESP apostaram na meditação, não esperavam um resultado tão promissor. Eles conseguiram praticamente acabar com o desconforto provocado pela menopausa.
Clique AQUI.

5ª parte: Será que o poder da espiritualidade pode ajudar a ciência?
É cada vez mais evidente que a espiritualidade pode ser a chave para o controle da própria saúde. Médicos e pacientes aprendendo juntos que a cura depende de uma boa dose de entrega.
Clique AQUI.

Vemos que a realidade espiritual do ser humano se patenteia de forma incontestável à medida que a Ciência se aprofunda nos estudos do corpo humano.
É a Ciência se libertando das algemas do materialismo e dando às mãos, agora livres, à Religiosidade (não no sentido de culto e prática religiosa, mas no sentido de SENTIMENTO que nos une a Deus).

NO Evangelho Segundo o Espiritismo, encontramos as considerações de Allan Kardec acerca da união entre ciência e Religião no 1º Capítulo da obra. Diz o codificador do Espiritismo: A Ciência e a Religião são as duas alavancas da inteligência humana: uma revela as leis do mundo material e a outra as do mundo moral. Tendo, no entanto, essas leis o mesmo princípio, que é Deus, não podem contradizer-se. Se fossem a negação uma da outra, uma necessariamente estaria em erro e a outra com a verdade (...).

São chegados os tempos (...) em que a Ciência, deixando de ser exclusivamente materialista, tem de levar em conta o elemento espiritual e em que a Religião, deixando de ignorar as leis orgânicas e imutáveis da matéria, como duas forças que são, devem apoiar-se uma na outra e marchar combinadas, se prestando mútuo concurso. Então, não mais desmentida pela Ciência, a Religião adquirirá inabalável poder, porque estará de acordo com a razão, já se lhe não podendo mais opor a irresistível lógica dos fatos.

A Ciência e a Religião não puderam, até hoje, entender-se, porque, encarando cada uma as coisas do seu ponto de vista exclusivo, reciprocamente se repeliam. Faltava com que encher o vazio que as separava, um traço de união que as aproximasse. Esse traço de união está no conhecimento das leis que regem o Universo espiritual e suas relações com o mundo corpóreo, leis tão imutáveis quanto as que regem o movimento dos astros e a existência dos seres. Uma vez comprovadas pela experiência essas relações, nova luz se fez: a fé dirigiu-se à razão; esta nada encontrou de ilógico na fé: vencido foi o materialismo. Mas, nisso, como em tudo, há pessoas que ficam atrás, até serem arrastadas pelo movimento geral, que as esmaga, se tentam resistir-lhe, em vez de o acompanharem. É toda uma revolução que neste momento se opera e trabalha os espíritos. Após uma elaboração que durou mais de dezoito séculos, chega ela à sua plena realização e vai marcar uma nova era na vida da Humanidade.

Terminamos o post de hoje lembrando que Kardec escreveu o texto acima em 1864 (evidentemente que inspirado pela Espiritualidade Superior), o que nos mostra o quão atualizada é a codificação - mesmo cerca de 150 anos depois.

O nosso fraterno abraço a todos.
Fiquem com Deus.

E até a próxima!!

3 comentários:

  1. Boa noite. Eu e minha esposa gostaríamos de saber como entrar em contato com a Sra. Isabel, a medium que demonstrou a possibilidade de cura no programa mencionado. Podem nos ajudar? Muito grato.(jaw767@gmail.com - João Antonio Wiegerinck)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo o centro em q ela trabalha fica em Juiz de Fora MG chama-se Casa do Caminho tem um telefone em que ficam plantonistas para atender as dificuldades das pessoas o tel é32-32169616 (mas vale resaltar q neste tel ñ fala com D. Isabel e sim com plantonistas q com palavras e prece ajudam a quem precisa de auxilio> Espero que possa receber a ajuda necessaria Um abraço!!!!!

      Excluir
  2. Caro João Antônio,
    acredito que vc terá as informações que procura no site da Casa do Caminho: http://www.acasadocaminho.org.br/
    Abços e boa sorte!!

    ResponderExcluir