quinta-feira, 13 de setembro de 2012

A Gênese


Allan Kardec publicou A Gênese, quinta e última obra da Codificação Espírita, em janeiro de 1868.
A obra comporta a parte científica da Doutrina. Nela, o codificador do Espiritismo nos apresenta um estudo a respeito de como a Terra foi criada, como apareceram as criaturas e como é o Universo em suas facetas material e espiritual.
Ao explicar a Criação, a obra coloca Ciência e Religião face a face.

Em sua folha de rosto está escrito: A Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a Sua grandeza e Seu poder pela imutabilidade das Suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.

O objetivo de A Gênese é o estudo aprofundado de três pontos: da gênese propriamente dita, dos milagres e das predições.

No que se refere à importância e oportunidade da obra, uma mensagem endereçada a Kardec pelos Espíritos que o auxiliaram na elaboração do livro merece destaque. Com data de julho de 1868 (seis meses após a publicação da obra), ela diz o seguinte: Está apenas começando a impulsão que A Gênese produziu e muitos elementos, abalados por ela, se colocarão, dentro em pouco, sob a tua bandeira. Outras obras sérias também aparecerão para acabar de esclarecer o juízo humano sobre a nova doutrina.

Conforme foi previsto na mensagem, muitos ficaram realmente abalados pelos novos estudos e, como consequência, surgiram importantes estudos científicos, pesquisas, livros, tratados... todos eles marcas da nova fase na qual entraria o Espiritismo: a de preparar a Humanidade para as realidades que, até então, não puderam ser ditas!

E aqui terminamos nossas abordagens acerca da codificação básica da Doutrina Espírita.
No próximo post, seguindo ainda a sequência da apostila Doutrina Espírita para Principiantes, trataremos do tema De que trata o Espiritismo?

Nosso abraço de sempre. Fiquem com Deus.
E até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário