sábado, 29 de setembro de 2012

Princípios Fundamentais


Meus amigos, no post de hoje trataremos dos princípios fundamentais da Doutrina Espírita.
São eles:

EXISTÊNCIA DE DEUS
Em O Livro dos Espíritos, a Espiritualidade Superior nos ensina que Deus é a Inteligência Suprema, causa primeira de todas as coisas.
Allan Kardec, então, pergunta na questão de nº 4:

- Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus?
Os Espíritos respondem: "Num axioma que aplicais às vossas ciências. Não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e a vossa razão responderá."

IMORTALIDADE DA ALMA
Em todas as civilizações da História da Humanidade foram feitos registros do contato dos "vivos" com os "mortos"Deixamos, aqui, nosso post Antecedentes como referência para mostrarmos uma pequeníssima parte das demonstrações históricas desses contatos - provando, evidentemente, que algo "morto" não é capaz de manifestar-se.

REENCARNAÇÃO
Já na questão de nº 166 de O Livro dos Espíritos, o Codificador pergunta:

- Como pode a alma, que não alcançou a perfeição durante a vida corpórea, acabar de depurar-se?
“Sofrendo a prova de uma nova existência.”

a) - Como realiza essa nova existência? Será pela sua transformação como Espírito?
“Depurando-se, a alma indubitavelmente experimenta uma transformação, mas para isso necessária lhe é a prova da vida corporal.”

b) - A alma passa então por muitas existências corporais?
“Sim, todos contamos muitas existências. Os que dizem o contrário pretendem manter-vos na ignorância
em que eles próprios se encontram. Esse o desejo deles.”

c) - Parece resultar desse princípio que a alma, depois de haver deixado um corpo, toma outro, ou, então, que reencarna em novo corpo. É assim que se deve entender?
“Evidentemente.”

"Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus."
(João 3:3)

PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS
"Há muitas moradas na casa de meu Pai."
(João 14:2)

COMUNICABILIDADE DOS ESPÍRITOS
"O vento* sopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai." (João 3:8)

*Vento, em grego (idioma no qual os Evangelhos foram escritos), é pneuma.
E pneuma significa tanto VENTO quanto ESPÍRITO.

Assim, uma alternativa de tradução seria "O Espírito sopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai".
Deixamos, aqui, a liberdade para que cada um leia a passagem Evangélica da maneira que melhor entendê-la.

MORAL ESPÍRITA
Na introdução de O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec esclarece: Podem dividir-se em cinco partes as matérias contidas nos Evangelhos: os atos comuns da vida do Cristo; os milagres; as predições; as palavras que foram tomadas pela Igreja para fundamento de seus dogmas; e o ensino moral. As quatro primeiras têm sido objeto de controvérsias; a última, porém, conservou-se constantemente inatacável. Essa parte [o ensino moral de Jesus] é a que será objeto exclusivo desta obra.

Baseada no ensinamentos que nos foram (e são ainda hoje!) trazidos pelo Cristo, a Moral Espírita procura desvendar todos os mistérios que, à época de Jesus, foram lançados propositadamente em função de nossa imaturidade espiritual. Éramos crianças que ainda não estavam preparadas para entender tudo aquilo que o Mestre tinha para nos ensinar.
Entretanto, ele mesmo deixou o recado: "Não há coisa oculta que não haja de manifestar-se, nem escondido que não haja de saber-se e vir à luz" (Lucas, 8:17)

O próprio Jesus antecipou a base dos fundamentos do Espiritismo: a revivescência de seu Ensino Moral!!

E por aqui terminamos o post de hoje.
Em nosso próximo encontro trataremos de um assunto que, particularmente, nos empolga bastante: a Revelação Espírita!!

O abraço fraterno de sempre. Fiquem com Deus.
E até lá!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário