quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Obras Básicas

Capítulo 2 da apostila Doutrina Espírita para Principiantes, que trata da Codificação Espírita, começa abordando as obras básicas do Espiritismo.


Para evitarmos escrever aquilo que outros já escreveram ou disseram de uma forma mais atraente do que nós, vamos nos limitar a postar o vídeo que aborda o assunto de forma ao mesmo tempo resumida e ampla: resumida porque condensa o assunto de forma a torná-lo atrativo; ampla, pq abraça os principais tópicos que giram em torno do tema.

Videos from YouTube

Devemos citar, também, que todo o trabalho era revisado várias e várias vezes por Allan Kardec para que erros ou interpretações duvidosas fossem evitados. As questões mais graves, relativas à Doutrina, eram revisadas com o auxílio de até dez médiuns.

No livro Obras Póstumas, compilado pelos sucessores de Kardec após a sua 'morte' e que traz anotações do codificador do Espiritismo acerca de seus estudos,  é apresentada a seguinte linha de raciocínio:

Um dos primeiros resultados que colhi das minhas observações foi que os Espíritos, nada mais sendo do que as almas dos homens, não possuíam nem a plena sabedoria, nem a ciência integral; que o saber de que dispunham se circunscrevia ao grau que haviam alcançado de adiantamento e que a opinião deles só tinha o valor de uma opinião pessoal. Reconhecida, desde o princípio, esta verdade me preservou do grave erro de crer na infalibilidade dos Espíritos e me impediu de formular teorias prematuras.

Por ora ficamos por aqui.
Nos próximos posts traremos detalhes de cada um dos cinco livros básicos da Doutrina Espírita.

Abraços e até lá!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário