terça-feira, 21 de agosto de 2012

O Livro dos Espíritos


O Livro dos Espíritos é a obra básica da codificação espírita. Nele estão incluídos os ensinos fundamentais da Doutrina.
Escrito com base nas perguntas feitas por Allan Kardec e nas respostas dadas pelos Espíritos Superiores através das médiuns com as quais Kardec trabalhou, o livro trata sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o destino da Humanidade. Foi publicado em sua 1ª edição em 18 de abril de 1857 com 501 questões. A 2ª edição, que Kardec considerou como definitiva, conta com 1018 questões além de comentários e notas explicativas.

Kardec começa assim a introdução da obra: Fenômenos alheios às leis da ciência humana se dão por toda parte, revelando na causa que os produz a ação de uma vontade livre e inteligente.
A razão diz que um efeito inteligente há de ter como causa uma força inteligente e os fatos hão provado que essa força é capaz de entrar em comunicação com os homens por meio de sinais materiais.
Interrogada acerca da sua natureza, essa força declarou pertencer ao mundo dos seres espirituais que se despojaram do invólucro corporal do homem. Assim é que foi revelada a Doutrina dos Espíritos.
As comunicações entre o mundo espírita e o mundo corpóreo estão na ordem natural das coisas e não constituem fato sobrenatural, tanto que de tais comunicações se acham vestígios entre todos os povos e em todas as épocas. Hoje se generalizaram e tornaram patentes a todos.
Os Espíritos anunciam que chegaram os tempos marcados pela Providência para uma manifestação universal e que, sendo eles os ministros de Deus e os agentes de sua vontade, têm por missão instruir e esclarecer os homens, abrindo uma nova era para a regeneração da Humanidade.
Este livro é o repositório de seus ensinos. Nada contém que não seja a expressão do pensamento deles e que não tenha sido por eles examinado.

A seguir, o link de O Filme dos Espíritos, filme que foi feito com base em O Livro dos Espíritos:


E por ora ficamos por aqui.
No nosso próximo post trataremos dO Livro dos Médiuns, segunda obra da Codificação Espírita.

O nosso abraço de sempre. Fiquem com Deus.
E até a próxima!!

Tchau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário