quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Princípio Vital

Dando continuidade ao Capítulo 3 - DEUS da apostila Doutrina Espírita para Principiantes, abordaremos no post de hoje o Princípio Vital.


Allan Kardec, nO Livro dos Espíritos, pergunta à Espiritualidade Superior: Há alguma diferença entre a matéria dos corpos orgânicos e a dos inorgânicos?
- A matéria é sempre a mesma, porém nos corpos orgânicos ela está animalizada.

Kardec insiste: Qual a causa da animalização da matéria?
- Sua união com o Princípio Vital.

Assim podemos dividir os seres em dois grupos: inanimados e animados - sendo que os primeiros são constituídos apenas de matéria, sem vitalidade nem inteligência (são os seres inorgânicos) e os segundos são os seres animados, que são divididos em seres animados que não pensam (ou seja, possuem o princípio vital mas são destituídos de inteligência) e seres animados pensantes (que possuem o princípio vital e têm um princípio inteligente que lhes dá a faculdade de pensar).

Muitos se perguntarão: mas o que vem a ser esse Princípio Vital?
O próprio Codificador esclarece: "Seja qual for a opinião que se tenha sobre a natureza do Princípio Vital, o certo é que ele existe, pois que se lhe apreciam os efeitos" (do livro AGênese).
Em outras palavras, podemos dizer que é certo que encontraremos diversas teorias acerca do que vem a ser o Princípio Vital; mas, mesmo não tendo ainda uma definição clara, uma vez que percebemos, na prática, os seus efeitos, certo é que ele existe.

Um exemplo: se colocarmos uma pedra dentro de uma redoma de vidro, ela fica ali por décadas sem que ocorra qualquer alteração em sua estrutura. O mesmo não acontece com as plantas, animais e seres humanos. Logo, há de existir uma diferença na constituição dos seres inorgânicos (pedra) e orgânicos (plantas, animais e seres humanos): eis o Princípio Vital!

E aqui terminamos o post de hoje.
O abraço fraterno de sempre. Fiquem com Deus!

E até a próxima!!

2 comentários:

  1. ainda no reino mineral, não ha um principio inteligente, em forma latente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida que há.
      Na questão 607 de O Livro dos Espíritos, os próprios benfeitores que participaram da codificação deixam claro que "tudo na Natureza se encadeia e tende para a unidade". Eles continuam: "É, de certo modo, um trabalho
      preparatório, como o da germinação, por efeito do qual o princípio inteligente sofre uma transformação e se torna Espírito".
      Entendido?

      Excluir