sábado, 13 de outubro de 2012

O Consolador Prometido

Se me amais, guardai os meus mandamentos.
E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre.
O Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. (João 14: 15-17)


O termo CONSOLADOR, em seu original grego (língua na qual a Bíblia foi escrita), é PARAKLETOS: aquele que ensina, que defende, que conforta, que consola = consolador.
Logo, vemos que a ideia do Consolador Prometido vai muito além de consolar. É, também, aquele que viria para ensinar a humanidade, para abrir seus olhos, para trazer o conforto esperado.

Mas, continuando no capítulo 14 do Evangelho de João, temos a seguinte passagem:

Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.
Tenho-vos dito isto, estando convosco.
Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. (João 14: 24-26)

Com relação ao Espírito Santo, várias são as passagens na literatura complementar da Doutrina Espírita que falam sobre ele. No post de hoje apresentamos duas:

Livro Consolador, pergunta 312:
– Como interpretar a afirmativa de João: “Três são os que fornecem testemunho no céu: o Pai, o Verbo e o Espírito Santo"?
Emmanuel: - João referia-se 1) ao Criador; 2) a Jesus, que constituía para a Terra a sua mais perfeita personificação; e 3) à legião dos Espíritos redimidos e santificados que cooperam com o Divino Mestre, desde os primeiros dias da organização terrestre, sob a misericórdia de Deus.

No livro Paulo e Estevão, Emmanuel nos traz uma nota de pé de página quando se refere ao Espírito Santo:
"Ninguém deverá ignorar que Espírito Santo designa a legião dos Espíritos santificados na luz e no amor, que cooperam com o Cristo desde os primeiros tempos da Humanidade".


Logo, sendo o Espírito Santo a legião de Espíritos santificados que cooperam com o Cristo desde os primórdios da Humanidade e que são esses mesmos Espíritos que vêm nos esclarecer sobre as máximas evangélicas (através das comunicações mediúnicas), acho que fica mais do que claro que o Espiritismo é, de fato, o Consolador prometido por Jesus: "que vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito".

E aqui terminamos as abordagens do capítulo 2 da apostila Doutrina Espírita para Principiantes.
No próximo post iniciaremos, portanto, as abordagens do capítulo 3: DEUS.
Um tema um tanto quanto desafiador, concordam?

O abraço fraterno de sempre.
Fiquem com Deus.
E até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário