quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Ideia de Deus

Seguindo a sequência da Apostila Doutrina Espírita para Principiantes, hoje daremos início aos estudos abordados pelo Capítulo 3: DEUS.


Desde os tempos mais remotos, o ser humano sempre sentiu no íntimo da sula alma a existência de um "Ser" superior, que, posteriormente, chamou de Deus.

Desde a Antiguidade o homem já sentia em si a presença de Deus, adorando a Natureza à base de rituais, cerimônias e cantos rudimentares. Contudo, à medida que ele [o homem] evoluiu, aperfeiçoou-se, também, sua concepção de Deus e as formas de adorá-lo.
Tempos houve em que cada família, cada tribo, cada cidade e cada raça tinha os seus deuses particulares, em cujo louvor o fogo divino ardia constantemente. Retribuindo essas homenagens, se acreditava que tais deuses tudo faziam por seus adoradores, chegando até a se postar a frente dos exércitos a que pertenciam, ajudando em guerras defensivas ou de conquista.

Na verdade, o homem sempre buscou a Deus.
Desde a adoração das forças da Natureza, passando pelo culto ao Sol das civilizações pré-colombianas, pelo Jeová dos judeus e pelo velhinho de barbas brancas dos católicos, a ideia de Deus vem evoluindo sempre conforme o progresso (científico e moral), o entendimento e a cultura da humanidade.

Concluímos, portanto, que Deus não é apenas uma ideia ou fruto das necessidades psicológicas de uma época (visto que esteve presente em todos os povos e em todas as épocas), mas uma realidade que se revela mais nítida à medida que compreendemos as leis que regem a vida e que estimulamos nosso desenvolvimento cultural, filosófico, intelectual e moral.

E, em nosso próximo post, traremos a pergunta: O que é Deus?
O abraço fraterno de sempre e até lá!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário