sexta-feira, 6 de julho de 2012

Os fenômenos de Hydesville

Um dos fatos mais marcantes na História do Espiritismo são os fenômenos de Hydesville, uma aldeia no Estado de Nova York, na América do Norte.
Foi em 31 de março de 1848 que a família Fox, cansada de ouvir ruídos insólitos em sua casa, resolveu estabelecer contato com a entidade que os gerava. Foi assim que as irmãs Katherine e Margareth Fox começaram a bater palmas, sendo seguidas pelos curiosos ruídos.
Estabelecera-se, então, um meio de contato entre a entidade e a família Fox quando determinado número de batidas representava uma letra específica do alfabeto, sendo a 1ª vez que o contato entre desencarnados e encarnados assumia um caráter ostensivo, intencional e inteligente.

Ostensivo porque se dava fora dos círculos iniciáticos das diversas filosofias espiritualistas existentes até então;
Intencional porque as manifestações não se davam por acaso, aleatoriamente; e
Inteligente porque se manteve um "diálogo" entre as irmãs Fox e a entidade que se fazia manifestar.

O vídeo a seguir resume bem mais esse capítulo do Espiritismo:
(o vídeo se refere, também, ao caso das Mesas Girantes, que será assunto do nosso próximo post)


Por hora ficamos por aqui.
O nosso fraterno abraço a todos. Fiquem com Deus.

E até a próxima!!

2 comentários:

  1. Convém lembrar que "Irmãs Fox" não possui relação direta com o Espiritismo que sequer existia nessa época. Elas confessaram fraude, depois voltaram atrás. O episódio é bastante confuso, mas o leitor poderá encontrar o depoimento pesquisando na internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos ao Leonardo o comentário que, sem dúvida, dá margem para vastas pesquisas.
      Entretanto, convém salientar que desde que existe Humanidade, existe Espiritismo, entendido como a relação entre encarnados e desencarnados.
      Concordamos que a DOUTRINA Espírita passou a existir somente com a Codificação de Kardec - mas cabe ressaltar que o relacionamento entre mundo corporal e mundo espiritual sempre existiu.

      Excluir