terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Princípio Espiritual

Como variante do Princípio Vital, temos o Princípio Espiritual ou Princípio Inteligente do Universo.


O princípio espiritual tem existência própria e, uma vez que é individualizado, o elemento espiritual constitui os seres chamados Espíritos.
Os Espíritos são criados por Deus. É indiscutível que Deus é eterno, mas nada sabemos de quando e como fomos criados; o que sabemos é que Deus jamais deixou de criar.

Os Espíritos não são imateriais mas, em função da pobreza de nossa linguagem, acabamos utilizando essa expressão. O mais correto seria dizer que eles são incorpóreos. São formados pela matéria quintessenciada, mas sem analogia ainda para nós. Trata-se de uma matéria tão etérea que escapa inteiramente ao alcance de nossos sentidos.

Em O Livro dos Espíritos, Allan Kardec pergunta: - Que definição se pode dar dos Espíritos?
E são os próprios Espíritos que respondem: "Pode dizer-se que os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Povoam o Universo, fora do mundo material."

- Os Espíritos tiveram princípio, ou existem, como Deus, de toda a eternidade?
"Se não tivessem tido princípio, seriam iguais a Deus, quando, ao invés, são criação sua e se acham submetidos à sua vontade. Deus existe de toda a eternidade, é incontestável. Quanto, porém, ao modo por que nos criou e em que momento o fez, nada sabemos. Podes dizer que não tivemos princípio, se quiseres com isso significar que, sendo eterno, Deus há de ter sempre criado ininterruptamente. Mas, quando e como cada um de nós foi feito, repito-te, nenhum o sabe: aí é que está o mistério."

- A criação dos Espíritos é permanente, ou só se deu na origem dos tempos?
"É permanente. Quer dizer: Deus jamais deixou de criar."

- Os Espíritos têm fim? Compreende-se que seja eterno o princípio donde eles emanam, mas o que perguntamos é se suas individualidades têm um termo e se, em dado tempo, mais ou menos longo, o elemento de que são formados não se dissemina e volta à massa donde saiu, como sucede com os corpos materiais. É difícil de conceber- se que uma coisa que teve começo possa não ter fim.
"Há muitas coisas que não compreendeis, porque tendes limitada a inteligência. Isso, porém, não é razão para que as repilais. O filho não compreende tudo o que a seu pai é compreensível, nem o ignorante tudo o que o sábio apreende. Dizemos que a existência dos Espíritos não tem fim. É tudo o que podemos, por agora, dizer."


Vemos que a última resposta que trouxemos para o post deixa transparente a IMORTALIDADE DA ALMA, assunto do Capítulo 4 da apostila Doutrina Espírita para Principiantes - capítulo que passaremos a abordar em nosso próximo post.

O abraço fraterno de sempre. Fiquem com Deus.
E até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário